DE ONDE VEM A LUZ
As pessoas nos entregam aquilo que elas são, não aquilo que nós merecemos. Pode parecer duro aceitar isso, mas é libertador compreender. Muitas decepções nascem da expectativa de receber do outro o que ele não tem para oferecer. Nem sempre é falta de amor, às vezes é apenas limite emocional, imaturidade, dor mal resolvida ou incapacidade de demonstrar afeto.
Durante muito tempo, buscamos no outro a validação da nossa existência: um gesto, um cuidado, uma palavra, um reconhecimento. Quando isso não vem, sentimos rejeição, abandono, desvalor. Mas a grande virada acontece quando entendemos que o que merecemos não pode depender exclusivamente das mãos de ninguém.
O que você merece é você quem se dá.
Você se dá quando se acolhe nos dias difíceis.
Quando respeita seus limites.
Quando não se diminui para caber onde não há espaço.
Quando cuida do corpo, da mente e do coração.
Quando para de pedir migalhas emocionais e passa a se oferecer pão inteiro.
Cuidar de si, por dentro e por fora, não é vaidade. É sobrevivência emocional. É dignidade. É amor-próprio em prática diária. É escolher, mesmo cansada, não se abandonar.
O cuidado por dentro é aprender a silenciar a culpa, a autocrítica excessiva, as dores acumuladas. É se perdoar pelo que não conseguiu ser, pelo que não deu certo, pelas vezes em que acreditou demais. É olhar para si com a mesma compaixão que oferece aos outros.
O cuidado por fora é respeito com o próprio corpo, com a própria imagem, com a própria presença no mundo. É se tratar como alguém importante, porque você é.
Quando entendemos isso, algo muda profundamente: paramos de esperar que o outro nos complete e passamos a caminhar inteiros. As relações deixam de ser lugar de carência e passam a ser espaço de troca. O afeto deixa de ser pedido e passa a ser escolha.
Nem todos saberão nos oferecer amor como precisamos. Mas todos nós podemos começar oferecendo esse amor a nós mesmos.
E, acredite: quando você se trata com dignidade, o mundo aprende, aos poucos, como deve te tratar também.
Porque o que você merece, começa em você

Comentários
Postar um comentário